NETWORKING, DISSEMINAÇÃO E REPLICAÇÃO

 

Networking, Disseminação e Replicação

O networking e a replicação constituem uma mais-valia para qualquer projeto e em particular para o projeto LIFE IP CLIMAZ, na medida em que permitem partilhar conhecimentos técnicos e de gestão entre diferentes projetos e organizações (Esta parte do texto, já existente no website, permanece igual). 

Alterar o restante texto para o seguinte:

O networking possibilita assim, tirar proveito dos resultados positivos alcançados por outros projetos e replicar técnicas e estratégias de gestão desenvolvidas com sucesso comprovado, de forma a alcançar eficiência e eficácia no desempenho dos projetos e potenciar resultados quer na mitigação das nossas emissões quer na adaptação aos cada vez mais frequentes eventos climáticos extremos, consequência das alterações climáticas.

Com esse intuito, foi criada a Estrutura de Missão LIFE que agrega os vários projetos LIFE que decorrem nos Açores, trazendo benefícios para a gestão dos projetos e alavancando os resultados obtidos para a Região. 

Além disso, o networking ativo ao longo do projeto permite também alavancar o potencial das ações desenvolvidas, envolvendo as partes interessadas nos processos de decisão. Permite também disseminar os resultados alcançados pelo projeto, de forma a poder beneficiar outras regiões, entidades ou projetos. 

A primeira ação de networking do projeto LIFE IP CLIMAZ, decorreu online a 29 de Abril de 2022, fruto das restrições inerentes ao período COVID, com uma participação e apresentação do projeto LFIE IP CLIMAZ no webinar "European Experiences in Adaptation to Climate Change on Islands", organizado pela Fundação Conama

O LIFE IP CLIMAZ, já realizou a sua primeira visita de networking a convite do projeto LIFE DUNAS, que tem como objetivo principal a recuperação do cordão e ecossistema dunar da praia da ilha do Porto Santo, e atividades socioculturais associadas ao mesmo. A equipa de gestão do projeto realizou uma apresentação das ações do LIFE IP CLIMAZ, no seminário “Desafio das Alterações Climáticas em Regiões Insulares”, evento que se realizou no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, nos dias 10 e 11 de Maio de 2022.

Por sua vez o LIFE IP CLIMAZ também já foi anfitrião de visitas de networking, tendo recebido a sua primeira visita por parte do projeto LIFE CARE4CLIMATE, que é o único projeto LIFE integrado para as problemáticas climáticas na Eslovénia. O LIFE CARE4CLIMATE foca apenas as medidas de mitigação às alterações climáticas, ao contrário do LIFE IP CLIMAZ cujas ações a implementar também incluem medidas de adaptação do arquipélago às alterações Climáticas, e demonstrou particular interesse nas medidas de adaptação que estão a ser implementadas no arquipélago dos Açores. 

Esta visita de uma delegação de 10 colegas eslovenos decorreu em São Miguel de 26 a 30 de Setembro de 2022, e contou com a participação dos vários beneficiários com ações a decorrer na ilha de São Miguel. Foram realizadas visitas aos viveiros florestais públicos da DRRF nas Furnas e Nordeste, tal como as suas áreas de intervenção em parcelas florestais. Foi também realizada uma visita à Central Termoelétrica do Caldeirão, onde foram explicados aos especialistas eslovenos os protótipos que ali se prevê instalar. O Município de Vila Franca do Campo apresentou as suas ações para promoção e valorização da água das suas nascentes. A DROTRH apresentou um dos pontos de monitorização da estabilidade de vertentes do projeto AZMONIRISK, o grupo visitou umas das ribeiras que será alvo de intervenção pelo LIFE IP CLIMAZ. Por fim, a CUA orientou uma visita à exploração de um dos seus associados, onde se prevê a realização de parte do ensaio para redução das emissões de gás metano pelo gado bovino, e a um dos locais onde será instalado um dos ensaios para a testagem de espécies e cultivares de herbáceas a serem integradas nas pastagens biodiversas.
Esta visita do projeto LIFE CARE4CLIMATE contou com a participação dos colegas eslovenos na VI Reunião Geral de Gestão do Projeto LIFE IP CLIMAZ, e culminou com uma apresentação das ações a decorrer na Eslovénia nos seus vários sectores económicos, com particular enfâse nos sectores da construção sustentável e eficiência energética em edifícios e construções, mobilidade sustentável, LULUCF (land use, land-use change and forestry), desperdício alimentar, green public procurement, entre outras áreas de intervenção.

Alguns dos outros projetos LIFE com quem o LIFE IP CLIMAZ já estabeleceu contacto e reuniões, foram o LIFE Alps, o LIFE IP Peatlands and People, e o LIFE IP Wild Atlantic Nature.  O LIFE Alps, é um projeto que se centra na descarbonização do sector dos transportes, com a produção de hidrogénio e promoção de veículos movidos a hidrogénio. Os dois últimos projetos, centram-se na recuperação de áreas de turfeira como forma de sequestro de carbono e promoção da biodiversidade nas paisagens agrícolas. 

O beneficiário DRRF participou com uma apresentação no 9º Congresso Florestal Nacional, de 10 a 14 de Outubro, que decorreu na ilha da Madeira. A apresentação teve como título “Perímetro Florestal e Matas Regionais de São Miguel”, onde foram apresentadas as ações desenvolvidas no âmbito do projeto LIFE IP CLIMAZ, nestas áreas públicas sobre gestão da DRRF. Este foi um evento nacional, que também contou com participantes internacionais, e permitiu apreender novos conceitos e estabelecer contactos participantes de vários pontos do país para troca de conhecimentos no futuro.