LIFE IP CLIMAZ capacita trabalhadores para Técnicas de Engenharia Natural em Contexto Insular para reabilitação e restauro de Ecossistemas

Capacitação sobre Técnicas de Engenharia Natural em Contexto Insular para a Reabilitação e Restauro de Ecossistemas.

O projeto LIFE IP CLIMAZ promoveu, no início de novembro, duas sessões de formação especializada sobre Técnicas de Engenharia Natural (Nature-Based Solutions) num contexto insular, com foco na reabilitação e restauro de ecossistemas. Estas ações, coordenadas pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, decorreram na ilha de São Miguel, entre os dias 11 e 13 de novembro, e na ilha Terceira, de 13 a 15 de novembro, totalizando 51 formandos.

Esta formação teórico-prática teve como objetivo melhorar os conhecimentos dos participantes sobre as principais características das técnicas de engenharia natural. Estas técnicas foram destacadas pelo seu baixo impacto ambiental, simbiose com a paisagem e potencial para aumentar a resiliência das bacias hidrográficas e linhas de água.

Na componente prática, os formandos puderam testar técnicas como a reutilização de sobrantes vegetais no local de intervenção, a contenção de espécies invasoras, além de avaliar o dimensionamento e o processo construtivo de soluções de engenharia natural adaptadas a um contexto insular com solos vulcânicos e terrenos de elevada inclinação.

O workshop teve como foco a introdução de conceitos e a aplicação prática das técnicas de engenharia natural, com especial destaque para a estabilização de margens de linhas de água sujeitas a processos erosivos ativos.

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

Anterior
Anterior

Inscrições para a campanha de atribuição de termoacumuladores elétricos nas ilhas Flores e Graciosa

Próximo
Próximo

LIFE IP CLIMAZ participa no Conselho Consultivo do Parque Natural das Ilhas da Graciosa, são Jorge e Terceira.