O frágil escudo de gás que protege a Terra

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas celebra hoje o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 23 de janeiro de 1995.

Esta data pretende relembrar a importância da camada de ozono que protege a Terra dos raios solares prejudiciais, ajudando assim a preservar a vida no planeta. Para além disso, esta camada é responsável pela regulação da temperatura média da Terra, exercendo uma influência preponderante na proteção da saúde humana e animal e no equilíbrio dos ecossistemas.

O projeto LIFE IP CLIMAZ irá contribuir para a preservação da camada do ozono através da descarbonização dos transportes e do aumento de fontes de energia renováveis na produção de eletricidade nos Açores. 

Será também introduzido um novo modelo de ração de bovinos, que promete revolucionar a indústria. Esta nova ração, produzida a partir da espécie de alga vermelha Asparagopsis taxiformis, permite diminuir as emissões de metano causadas pelo gado bovino, criando desta forma, um projeto piloto para a redução dos gases com efeito de estufa. 

Anterior
Anterior

Dia Mundial da Monitorização da Água

Próximo
Próximo

LIFE IP CLIMAZ planeia ações até ao final de 2022