PROJETO LIFE IP CLIMAZ - Reunião do Conselho Consultivo do Parque Natural da Ilha Graciosa

O projeto LIFE IP CLIMAZ, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, participou na 25ª reunião do Conselho Consultivo do Parque Natural da Ilha Graciosa, realizada no dia 06 de junho, onde foram apresentados e discutidos os pontos de situação das ações levadas a cabo naquela ilha, mais precisamente a sub-ação C3.1 – Alargamento/Ampliação da cobertura geográfica da rede pública de carregadores de veículos elétricos - e a sub-ação C9.1 – Incentivos para substituição de equipamentos de aquecimento de água à base de propano por termoacumuladores.

Relativamente à primeira, destacamos que permite a realização de uma candidatura dos Municípios para o reforço/ampliação dos pontos de carregamento de veículos elétricos instalados na ilha. No âmbito desta ação, foi estabelecido um protocolo entre a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional da Energia (DREn), e a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa que permitirá a instalação de um ponto de carregamento para veículos elétricos. Este equipamento estará disponível no edifício dos Paços do Concelho e ligado à rede da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica – EGME (MOBI.E, S.A.).

No âmbito do projeto LIFE IP CLIMAZ, serão também implementados mais 40 pontos de carregamento no arquipélago, dotando a rede regional de um total 87 postos.

Quanto à sub-ação C9.1, realçamos que disponibilizará incentivos para a substituição de equipamentos de aquecimento de água à base de butano (esquentadores), por equipamentos elétricos como termoacumuladores, que permitam aumentar a eficiência do uso de energias renováveis na ilha Graciosa, no âmbito da adaptação e mitigação na produção, uso e distribuição de energia. A implementação desta medida traduz-se na cedência gratuita de termoacumuladores elétricos com gestão inteligente e respetiva instalação em até 1500 habitações desta ilha, representando um investimento total de 657.800,00€, através de um processo de candidatura gerido pela Direção Regional de Energia. Já houve um primeiro período de inscrições, em que foram recebidas cerca de 300 candidaturas de residentes na Graciosa, estando já aprovadas 225, que resultarão na instalação a custo zero de termoacumuladores devidamente dimensionados a cada agregado familiar e habitação.

Durante este encontro, foram ainda divulgadas e sugeridas algumas das ações a decorrer em outras ilhas dos Açores e que poderiam, futuramente, ser replicadas na Ilha Graciosa.

Esta reunião pretende manter e ampliar o envolvimento dos intervenientes regionais com os trabalhos do LIFE IP CLIMAZ numa perspetiva de participação (Ação F2.2).

Anterior
Anterior

Instalação de pomares produtores de espécies lenhosas endémicas pela Direção Regional dos Recursos Florestais, no âmbito do projeto LIFE IP CLIMAZ

Próximo
Próximo

Direção Regional dos Recursos Florestais promove ação de capacitação interna no âmbito do LIFE IP CLIMAZ