Projeto LIFE IP CLIMAZ participa na 27ª Reunião de Conselho Consultivo do Parque Natural da Ilha Graciosa

O projeto LIFE IP CLIMAZ, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, participou na 27.ª reunião do Conselho Consultivo do Parque Natural de Ilha Graciosa, realizada no passado mês de julho, onde foi apresentado e discutido o ponto de situação das ações desenvolvidas naquela ilha, mais precisamente a sub-ação C3.1, sub-ação C9.1 e sub-ação C11.2.

No âmbito da sub-ação C3.1, que consiste no alargamento/ampliação da cobertura geográfica da rede pública de carregadores de veículos elétricos na ilha, foi instalado e está completamente operacional um novo ponto de carregamento para veículos elétricos, no município de Santa Cruz da Graciosa.

Quanto à sub-ação C9.1, que diz respeito a incentivos para substituição de equipamentos de aquecimento de água a gás butano por termoacumuladores, foram instalados, durante os meses de junho e julho, resultantes de uma 1.ª fase de candidaturas, 209 termoacumuladores nas moradias dos graciosenses.

Relativamente à sub-ação C11.2, que tem por objetivo aumentar a cobertura e melhoramento da monitorização de estações meteorológicas e da qualidade da água, foi firmado um contrato em outubro de 2023, com o consórcio INOVA/UAC, a vigorar num período de 2 anos (2024-2025) para efetuar a monitorização de vigilância das águas interiores (superficiais e subterrâneas) e de transição, o qual abrange 182 pontos de amostragem, de forma a dar cumprimento à Diretiva Quadro da Água. Durante os meses de janeiro e fevereiro iniciaram-se os trabalhos de campo para recolha da 1.ª amostragem nas ilhas do Corvo, Flores, Pico, Santa Maria e São Miguel. Na ilha Graciosa serão efetuadas análises a sete pontos de águas interiores subterrâneas.

Esta reunião pretende manter e ampliar o envolvimento dos intervenientes regionais com os trabalhos do LIFE IP CLIMAZ numa perspetiva de participação.

Anterior
Anterior

Projeto LIFE IP CLIMAZ instala rede de estações agrometeorológicas em São Miguel

Próximo
Próximo

Projeto LIFE IP CLIMAZ visita Viveiro Florestal de Espécies Autóctones